Fale Conosco: +55 15 3388-4700
E-mail: zerust@zerust.com.br

PROTEÇÃO ANTICORROSIVA

VCI eficaz contra a corrosão


Em todos os metais, mediante o contacto com o oxigênio atmosférico, forma-se uma camada de óxido primária que protege a superfície contra a corrosão. No entanto, esta camada atinge apenas uma estabilidade relativa, a qual depende do tipo de metal e das condições ambientais. Se a camada de óxido primária sofre danos, ainda que apenas parcialmente, o metal que se encontra por baixo reage quimicamente com os elementos no seu meio ambiente, dando início ao ataque corrosivo. Este processo quando iniciado pode causar a total destruição do metal.

Felizmente, existem os chamados inibidores ou redutores da corrosão voláteis. Os «VCIs» (Volatile Corrosion Inhibitor) contêm substâncias que praticamente fazem parar o processo de corrosão. Se as substâncias da ZERUST® EXCOR® permanecerem na embalagem VCI, conforme previsto, é obtida uma proteção anticorrosiva eficaz que dura por anos, mesmo sob condições extremas.

Principais vantagens da proteção anticorrosiva do VCI ZERUST® EXCOR®:

  • Proteção anticorrosiva mais duradoura;
  • A proteção anticorrosiva VCI da ZERUST® EXCOR® é parte integrante da embalagem, o que elimina a necessidade de aplicação e/ou remoção de produtos de conservação;
  • A proteção anticorrosiva e o embalamento são realizados numa única etapa;
  • A embalagem VCI profissional da ZERUST® EXCOR® protege contra meios que causam a corrosão, tais como umidade, oxigênio atmosférico, sais e sujidades;
  • O destinatário recebe componentes secos, limpos, sem corrosão e prontos a instalação;
  • A alfândega pode visualizar os produtos através das películas VCI transparentes, sem ter de destruir a embalagem;
  • Produtos VCI amigos do ambiente que não representam perigo em caso de contacto com a pele ou inalação;
  • As embalagens VCI da ZERUST® EXCOR® são recicláveis. Podem ser eliminados no lixo comum (lixo doméstico) ou incinerados.

Proteção Anticorrosiva

Como funciona a tecnologia VCI?

Esta tecnologia é geralmente conhecida na indústria como VCI (Volatile Corrosion Inhibitor) ou Inibidores Voláteis de Corrosão. Todos os materiais (embalagens ou difusores) da ZERUST® EXCOR® contém as substâncias eficazes do VCI. Assim que o respectivo produto metálico é embalado ou protegido com produtos VCI da ZERUST® EXCOR®, as moléculas VCI anteriormente integradas no material da embalagem evaporam sob a forma de um gás que se expande por meio da difusão no ar da embalagem fechada, até a saturação. Posteriormente, essas substâncias VCI aderem ou depositam-se em toda a superfície metálica, para formar uma poderosa camada passivante monomolecular contra corrosão. Esta camada VCI é invisível, inodora, seca e não altera as propriedades físicas e funcionais do metal. As moléculas VCI estabilizam a camada de óxido primária sobre o metal. Desta forma, a umidade e o oxigênio atmosférico não entram em contato direto com a superfície metálica, o que interrompe efetivamente o processo de corrosão. Seja em dobras, orifícios, roscas internas ou cavidades. Todos os metais serão protegidos contra corrosão, quando inseridos numa embalagem VCI da ZERUST® EXCOR®. Mesmo havendo necessidade da abertura da embalagem para inspeção, por exemplo, não ocasionará consequências negativas, pois a atmosfera protetora do VCI regenera-se, por meio do diferencial de pressão de vapor dos inibidores VCI.